terça-feira, 8 de julho de 2014

Os Nomes de Deus - ADONAI TSEDEQUEINU

ADONAI-TSIDEKEINU - O Senhor é a nossa justiça

Jeremias 23:5-6; 33:16: Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra. 6 Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: o Senhor justiça nossa. Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém habitará seguramente; e este é o nome com o qual Deus a chamará: O Senhor é a nossa justiça.

Tsidekeinu (nossa justiça) vem de: Tsadeq - ser justo, ser reto. Verbo denominativo. Temos também os substantivos de Origem. Tsedeq - justiça, retidão. Tsedaqâ - justiça, retidão (fem.). Tsaddîq - justo, legal, certo, reto.

Tsedeq se refere, então, a um padrão ético e moral, e, é claro, no AT esse padrão é a natureza e a vontade de Deus Sl.145:17 -) "Justo é o SENHOR em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras." (Dic. Int. Teológico p.1261)

Em um mundo de impiedade e injustiça o Deus Eterno se apresenta como Adonai-Tsidekeinu - O Senhor é a nossa justiça. O Senhor Jesus sintetizou bem a justiça e a retidão quando respondeu ao questionamento: "Mestre, qual é o grande mandamento da Lei (613)? Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento... Amarás o teu próximo como a ti mesmo." Mt.22:34-40. 

O que Deus exige de seus servos (Israel/Igreja) é justiça e retidão no seu proceder e nos seus relacionamentos interpessoais baseados na sua Palavra.

Aplicação Espiritual

Qualificações de um homem justo Jó 1:1

  • Jó 29:12-16 - Que cuida dos necessitados. 
  • Jó 31:24-25 - que não vê na riqueza um fim em si mesmo.
  • Jó 31:31-32 - que cuida do viajante.

O justo também clama por justiça Am.5:14-15,24.
Em última análise o justo é aquele que serve a Deus Ml.3:18.
Como exemplo a Bíblia menciona três homens justos em Ez.14:14,20: Noé, Daniel e Jó. Um homem justo é como um exército.

Adonai-Tsidekeinu representa a intervenção de Deus em nossas causas. Sejam elas de caráter pessoal, disputa envolvendo você e outra pessoa. Ou de caráter legal envolvendo você e a outra parte que geralmente é uma instituição que não tem responsável e nem face, somente representantes legais, seus advogados.

Intervenção Divina

1. Adonai-Tsidekeinu como lemos no profeta Jeremias (23:5-6) é um título messiânico pertencente a Jesus.

2. Adonai-Tsidekeinu nos providenciou a Salvação através de Jesus Cristo o Justo (Tsadiq) Is.53:11com Rm.3:23-26. A justiça vem da fé Hc.2:5.

3. Lc.18:1-8 -) Jesus contou a parábola da viúva e o juiz iníquo para mostrar que é Deus, o Pai, quem julga as causas de seus filhos. 

4. Temos um grande Juiz, que julga as nossas penhas e nos faz justiça contra os homens maus, perversos e poderosos.

5. Tão somente devemos perseverar e no momento certo o Sol da Justiça brilhará em nosso favor.


Pr. Alexandre B. Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário