quinta-feira, 24 de julho de 2014

O 3º Milagre - Betesda

BETESDA – O Tanque da Graça – João 5.1-15 (O terceiro Milagre de Jesus em João)

João 5.1-) Não é dito qual festa era a que o Senhor Jesus subiu para celebrar em Jerusalém. Porém, sabemos que os judeus tinham que subir para Jerusalém três vezes ao ano para as festas da Páscoa, Pentecostes e dos Tabernáculos.

João 5.2-) O tanque de Betesda ficava próximo ao Templo na direção da porta das ovelhas. E foi encontrado em 1888 como resultado de escavação. Provavelmente a água do tanque de Betesda era usada para abastecer o próprio Templo. A palavra Betesda é de origem aramaica e quer dizer "Casa da Graça ou Casa da Misericórdia".

Jesus é Superior aos Anjos

João 5.3-4-) O relato é de uma grande multidão de inválidos que viviam a mercê da ajuda humana e angelical, mas que por si mesmas nada podiam fazer.

João 5.5-7-) A pergunta: "Queres ficar são?" a princípio parece óbvia, contudo, muitas pessoas cronicamente inválidas não têm esperança de cura.

Ação Angelical

Outras usam sua enfermidade como meio de despertar simpatia, não desejando realmente serem curadas. Moody p.189. Não era o caso desse paralítico, ele queria ser curado só não tinha até esse momento os meios para proporcionar a cura. Outra questão que se destaca nesse diálogo, o homem responde a pergunta de Jesus com um argumento e não se limita a responder a pergunta com um sim ou não.

Geralmente é o que fazemos quando o Senhor vem até nós para resolver nossos problemas. Arrazoamos, argumentamos, racionalizamos, filosofamos, damos volta sobre o problema ou focalizamos demais nele. Não olhe para o tamanho do seu problema, olhe para o tamanho do seu Deus.

A Manifestação da Graça

João 5.8-9-) O milagre vem em 3 ordens dadas por Jesus: levanta, toma e anda. A graça salvadora só existe no cristianismo, não há esse conceito nas demais religiões a salvação é sempre na base do mérito. A cura foi imediata e pôs o homem em ação tomou a cama e partiu. A alegria gerou um estado tão grande de euforia que o homem nem se deu conta que aquele dia era um sábado. Ele simplesmente obedeceu a voz daquele que até do sábado é Senhor (Mt 12.8), Jesus de Nazaré.

João 5.10-13-) Os judeus quando é mencionado em João não se refere ao povo em geral e sim as autoridades religiosas judaicas. "É sábado, não te é lícito levar a cama" (Ne 13.19; Jr 17.21-22). Mas é dever fazer o bem no sábado (Mt 12.12). O homem acabara de ser curado, mas ainda atônito só consegue dizer que aquele que o havia curado o mandou tomar a cama e ir. Perceba que os líderes religiosos só focalizaram o fato dele estar com a cama (esteira) na mão e simplesmente ignoraram a informação de que o homem havia acabado de ser curado de uma paralisia de 38 anos.

A lei os havia cegado ao invés de levá-los até Betesda a casa da graça e da misericórdia (Mt 12.7).
Não há relato de que Jesus curou algum outro enfermo dentre aquela multidão. Esse milagre, porém, foi registrado por João para ilustrar a maravilhosa graça salvadora de Deus. A graça é um "favor imerecido pelo indigno". Os Milagres em João p.28. A graça ajuda a quem nada pode fazer por si mesmo. Idem p.29. A salvação é toda de graça, e a graça busca os indignos, ou então deixa de ser graça. Idem p.29

Jesus disse em Lucas 5.31 e Lucas 19.10. "Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos" Lc 5.31. "Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" Lc 19.10.

E Paulo nos diz em 1 Timóteo 1.15 "Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal" 1Tm 1.15.

O Reencontro

João 5.14-15-) Jesus reencontra o homem só que agora no Templo, para dar graças por sua cura, e o adverte: "não peques mais, para que te não suceda alguma coisa pior". Por essas palavras de Jesus alguns estudiosos acreditam que a enfermidade desse homem poderia ser conseqüência de algum pecado na juventude. A cura física nas mãos de Jesus pode incluir perdão de pecados (Mc 2.9-12). Moody p.189. Quem experimenta a graça de Deus não pode viver de forma leviana. O preço que foi pago é muito alto para que venhamos desprezá-lo com uma vida indigna do nosso Salvador.

A coisa pior fica indefinida, e a advertência torna-se mais atuante por causa disso. Moody p.189. Como você tem lidado com a graça de Deus em sua vida? Você é um milagre do Senhor? Sim você é um milagre do Senhor! Levanta, toma o que tens e glorifica ao Senhor para sempre e sempre, amém.

Pr. Alexandre Dutra


Nenhum comentário:

Postar um comentário