quinta-feira, 17 de julho de 2014

O 2º Milagre - Deus de Perto e Deus de Longe

Deus de Perto e de Longe

João 4.43-54 A Cura do Filho do Oficial do Rei.

O maior desafio da fé no passado para o povo de Deus, em relação às demais nações, era crer em um Deus que não podia ser visto como os deuses de pau, pedra ou ouro. Um Deus invisível, mas real. Que não podia ser tocado, mas que pode nos tocar. Que habita no céu inacessível e se faz presente no meio do seu povo operando maravilhas, sinais e prodígios. Um Deus de perto e de longe.

Esse segundo milagre de Jesus registrado por João apresenta o Filho de Deus como um Deus de perto e de longe. Onipresente, diriam os teólogos.

João 4.43-44 -) Esse é o conflito que todos nós, ou já passamos ou vamos passar.

João 4.45 -) Jesus purificou o Templo e realizou outros sinais no meio do povo que estava em Jerusalém. Sua fama se espalhou por todo Israel.

João 4.46-47 -) Jesus vai para Caná e lá se encontra com um oficial do rei Herodes Antipas, governador da Galiléia e Peréia. Cafarnaum está a uma distância de 27 km de Caná onde estava o Senhor Jesus. O oficial clama a Jesus em favor de seu filho que estava morrendo. O que um pai é capaz de fazer por um filho? Tudo aquilo que não for contra a vontade e o caráter de Deus.

João 4.48 -) A resposta do Senhor pareceu no mínimo estranha para o oficial que estava fazendo de tudo para salvar seu filho. Acredito que o Senhor estava querendo remover do coração de todos os presentes, inclusive do pai do garoto, todo o sentimento contrário a fé verdadeira. É a grande disputa do crer para ver contra o ver para crer. A fé, nossa crença em Deus deve estar baseada em sua bendita palavra acerca de si mesmo (1 João 5.10-12).

João 4.49 -) O oficial roga novamente.

João 4.50 -) Quem crer verá. "E o homem creu na palavra que Jesus lhe disse...". Essa é a fé prática, que nos coloca em movimento "e foi-se". Ele foi encontrar o resultado do milagre. Pois, o milagre ocorreu na palavra de Jesus "Vai, o teu filho vive".

João 4.51-53 -) O resultado do milagre o garoto curado. Isso é que chamamos de a recompensa da fé: o milagre. A demora do pai em voltar para casa, afim de comprovar que o filho havia sido curado é no mínimo intrigante. A expressão "ontem" (v. 52) revela que o pai do menino se delongou com outras coisas antes de voltar para a casa em Cafarnaum. O que revela uma extrema confiança na palavra de Jesus "o teu filho vive".
A fé gera paz e segurança. O pai confirmou o horário do milagre e creu com toda a sua casa.

João 4.54 -) Jesus está passando por aqui.


Pr. Alexandre Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário