terça-feira, 13 de maio de 2014

Os nomes de Deus ADONAI ELYON

EL-ELYON – Deus Altíssimo
Gn.14:22 Abrão, porém, disse ao rei de Sodoma: Levantei minha mão ao Senhor, o Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra,

O contexto em que aparece o nome divino: El-Elyon é a Guerra de quatro reis contra cinco em Gênesis 14:1-11. A Guerra dos Reis da Mesopotâmia contra os Reis de Canaã, que eram vassálos, resulta no Cativeiro de Ló e de seus bens (Gn.14:11-12).

Ló sobrinho ou irmão de Abrão? (Gn.14:12; 14:14)

Conforme o costume da época com a morte do pai o primogênito assumia a herança e a posição de líder (patriarca) em lugar de seu pai. No caso de Ló ele é sobrinho biológico de Abrão e irmão por posição, devido à morte de seu pai.

Abrão é informado que Ló foi levado cativo (Gn.14:12-13)

Ao tomar conhecimento que seu sobrinho é levado escravo Abrão prepara um exército, de 318 homens, e parte em resgate de Ló (Gn.14:14-17). Abrão toma uma decisão que envolve risco. Num momento de grande tensão é preciso ter calma para se tomar a decisão rápida e acertada no momento certo.

Abrão & Melquisedeque (Hb.5:5-10)

É nesse momento de guerra e perigo de morte que Abrão conhece Melquisedeque e reconhece o Senhor como El-Elyon - Deus Altíssimo (Gn.14:18-20).

Melquisedeque quer dizer rei de justiça. E ele é rei de Salém que é Jerusalém (Paz). Que era Sacerdote do Deus Altíssimo (Gn.14:18, Hb.7:1-2). Melquisedeque foi quem recebeu Abrão e seus valentes da volta da batalha com pão e vinho (Gn.14:18). Melquisedeque abençoou Abrão e reconheceu o Deus Altíssimo como o vitorioso na campanha de Abrão em libertar os que foram levados cativos (Gn.14:20).

Abrão dá o dízimo de tudo a Melquisedeque (Hb.7:4)

Abrão apresenta ao rei de Sodoma o seu Deus, Jeová Elyon - o Deus Altíssimo que lhe concedeu a vitória (Gn.14:21-22). Disse Abrão: "Levantei a minha mão ao SENHOR, O Deus Altíssimo" Gn.14:22.

O caráter de Abrão é manifestado (Gn.14:23-24). Um homem integro, sem cobiça ou vaidade. Que coloca sua confiança somente no Senhor (Gn.14:23).

Lições Espirituais

É no momento de luta, de batalha espiritual, ou física que conhecemos Deus como El-Elyon. O Deus Altíssimo que peleja conosco e por nós. Como diz o salmista Sl.57:2 Clamarei ao Deus altíssimo, ao Deus que por mim tudo executa.

É no calor do fogo que somos provados, purificados e aprovados pelo Deus Altíssimo Dn.3:26 Então chegando-se Nabucodonosor à porta da fornalha de fogo ardente, falou, dizendo: Sadraque, Mesaque e Abednego, servos do Deus Altíssimo, saí e vinde! Então Sadraque, Mesaque e Abednego saíram do meio do fogo.

É no momento de incertezas e inseguranças que podemos reconhecer o Deus Altíssimo como nossa Rocha e Redentor. Sl.78:35 E se lembravam de que Deus era a sua rocha, e o Deus Altíssimo o seu Redentor.

E por último o nosso maior privilégio é sermos chamados de servos do Altíssimo. At.16:16-17 Esta, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens, que nos anunciam o caminho da salvação, são servos do Deus Altíssimo.
Mq.6:6 Com que me apresentarei ao Senhor, e me inclinarei diante do Deus altíssimo? Apresentar-me-ei diante dele com holocaustos, com bezerros de um ano?

Mc.5:7 E, clamando com grande voz, disse: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário