quarta-feira, 16 de abril de 2014

OS 5 MANDAMENTOS PARA CONVIVÊNCIA

Texto: Col. 3:9-17

Conviver em grupo, (família, trabalho, igreja e etc) é muito difícil, pois cada pessoa pensa diferente, age diferente, tem gostos diferentes, sente de uma forma diferente. Deus pensando neste problema colocou em sua palavra alguns mandamentos, para que em os cumprindo, possamos conviver de forma harmoniosa com o nosso próximo, Ele exortou-nos a vivermos na terra, tendo um comportamento como se já estivéssemos no céu.

1.      Não mintais uns aos outros (V. 9). Deus sempre condenará a mentira, pois ela destrói, apesar de muitas vezes, de forma paliativa, resolver um problema, agrava e alimenta o prejuízo futuro. A mentira não vem de Deus mas do diabo (João 8:44)

2.      Suportai-vos uns aos outros (V. 13) Considerando que somos diferentes, e que nem todos ainda chegamos ao mesmo entendimento, é nosso dever ministrar graça as pessoas. Suportar um ao outro é entender que Deus ainda não terminou a obra que Ele começou em nossas vidas.

3.      Perdoais-vos mutuamente (v. 13) A falta de perdão é algo que nos afasta de Deus e das pessoas. O perdão mantém os relacionamentos saldáveis. Quando pedimos perdão e somos perdoados; quando alguém pede perdão e perdoamos, valorizamos e preservamos a comunhão e damos oportunidade para que as pessoas mudem. (Mateus 6:14-15)

4.      Instruí-vos mutuamente (v.16) Somos uma família, devemos ajudar-nos uns aos outros. Compartilhar conhecimento faz com que nos aproximemos mais de Deus e das pessoas e damos valor aos dons dados por Deus.

5.      Aconselhai-vos mutuamente (V.16) Aconselhar uma pessoa é demonstrar amor, é ser sensível aos problemas do próximo, é desejar o bem comum, é cooperar para que uma pessoas se afaste do mal e conheça o caminho do bem.

Tudo isso só é possível, se existir amor (V. 14), pois quando há amor, não há mentira, suportamos e somos suportados, perdoamos e somos perdoados, ensinamos e somos ensinados e aconselhamos e somos aconselhados, e desta forma amamos e somos amados. (I Jo 3:18)               


Pr. Marcos

Nenhum comentário:

Postar um comentário