sexta-feira, 4 de abril de 2014

O Preço do Discipulado

Marcos 8:34-38
34
E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.
35
Porque qualquer que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á, mas, qualquer que perder a sua vida por amor de mim e do evangelho, esse a salvará.
36
Pois, que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo e perder a sua alma?
37
Ou, que daria o homem pelo resgate da sua alma?
38
Porquanto, qualquer que, entre esta geração adúltera e pecadora, se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai, com os santos anjos.

Neste texto que acabamos de ler vemos claramente nas palavras do Senhor Jesus o destaque e o preço do discipulado.

Contudo, antes de meditarmos sobre o preço do discipulado, gostaria de olhar para o aspecto filosófico acerca do sentido da vida mencionado por Jesus nos versos 35-38.

O Sentido da Vida

Marcos 8:35 -) A vida é efêmera, ou seja, ela é breve e frágil e a tentativa de se guardá-la ou preservá-la longe de Deus, pela força e capacidade humana é fugaz e banal. Simplesmente impossível.

Em outras palavras quem pensa que pode viver sem Deus já está "morto", em estado vegetativo como diz as Escrituras João 3:15-17; Efésios 2:1-10.

Por outro lado, quem entende que a vida subsiste somente em Deus (Atos 17:28 Porque nele vivemos, e nos movemos, e existimos; como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração.), este de fato se "perde" para si mesmo a fim de ser achado por Deus, que é o doador da vida (Atos 17:25 Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;).

Alma Sem Preço (O Valor Incalculável de uma Alma)

Marcos 8:36-37 -) Nestes versos a alma imaterial, imortal e portanto eterna é comparada com as coisas materiais, concretas e passageiras como o mundo.

Baseado nessa fala de Jesus é que se cunhou a frase: uma alma vale mais que o mundo inteiro.

Em Marcos 8:38 -) O Senhor Jesus concluí que a vida só terá sentido se for vivida para a glória de Deus em que ele tem a primazia, o primeiro lugar na sua vida.

O contrário disso é traduzido nas palavras "se envergonhar de mim (...) também o Filho do homem se envergonhará dele".

O Preço do Discipulado

Marcos 8:34 E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me.

O senhor Bernardo Solares de 92 anos, judeu, polonês e sobrevivente do Holocausto sempre diz: "todos nós temos uma história pra contar e uma cruz pra carregar".

Não podemos esquecer que Cristo nos ordenou a ir e fazer discípulos (Mateus 28:18-20).

Como fazemos isso?

Batizando-os em nome do Pai...

Ensinando-os a guarda todas as coisas.

O discipulado implica obediência, por isso o abecedário do crente começa com: O-BE-DE-CER.

O discipulado nos leva a experimentação da intimidade e confidencialidade só permitida na relação discípulo-discipulador. Rodolfo Montosa. Igreja, maio/junho 2009. p.12.

O discipulado nos leva a investirmos do nosso tempo e da nossa vida na vida de outros, buscando o crescimento espiritual e o amadurecimento da fé.

No discipulado compartilhamos a mente e o coração, alegrias e tristezas, o pão e o vinho.

No discipulado lemos a Bíblia e oramos juntos.

Todos precisamos de mento-ria espiritual em nossa caminhada de fé exercida por um pai espiritual (1 Coríntios 4:15 Porque ainda que tivésseis dez mil aios em Cristo, não teríeis, contudo, muitos pais; porque eu pelo evangelho vos gerei em Jesus Cristo.) ou por um cristão maduro (2 Timóteo1:3-7). Rodolfo Montosa. Igreja, maio/junho 2009. p.12.

No exercício do discipulado experimentamos o negar a si mesmo e o peso da cruz.

Esse é o preço do discipulado conforme Lucas 14:27 E qualquer que não levar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo..

Negar a si Mesmo

É em última instância abrir mão de seus próprios interesses e direitos é entregar-se a si mesmo ao Senhor. Ilustração: Exército da Salvação


Tomar a cruz como disse o poeta: “não é carregar um peso, um fardo ou uma enfermidade que chegar, mesmo que chegar. Tomar a cruz é testemunhar, mesmo que o mundo inteiro venha contestar”. Tome a Cruz – Paulo Cezar. CD Pescador – Grupo Logos.

Tome sua cruz e testemunhe de Jesus e seja seu discípulo.


Seguir a Jesus é pisar em seus passos. É andar no caminho da luz.

Seguimos ao Senhor quando vivemos sua bendita Palavra.

Quando nos arriscamos a compartilhar pela fé o seu amor e sua salvação àqueles que não têm ouvido o Evangelho. O irmão André cruzando as fronteiras comunistas com a carga proibida: bíblias.

Enfim, o preço do discipulado resulta em galardão, na alegria da salvação e do crescimento espiritual dos seguidores do Senhor Jesus.

Se você é um discípulo então faça discípulos! 


2014: TBI

Nenhum comentário:

Postar um comentário