quarta-feira, 26 de março de 2014

Do que se lembrarão de mim ?

Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória. (Mc 14:9)

A vida é um dom maravilhoso de Deus; apesar de muitos a tornarem sem sentido e vazia; ela tem um propósito, uma razão.

A vida é uma oportunidade:
  • De contemplação
  • De gozo
  • De adquirir conhecimento
  • De seguir exemplo
  • De deixar exemplo.

Após a nossa partida para a eternidade, por certo deixaremos algum legado àqueles que continuarão ou vierem a existir depois de nós.

Alguns deixarão um legado material, outros o de conhecimento, porém, alguns, seu legado será a sua própria vida.

Há aqueles que deixarão um legado material; por certo por um bom tempo contemplaremos e usufruiremos de sua herança: A riqueza que acumulou, os prédios que construiu, os reinos ou poder que conquistou; porém depois de algum tempo sua memória será apagada, sua fortuna será consumida, seus prédios se tornarão ruínas, seu reino ou poder será conquistado por outro, que ocupará seu lugar na história.

Há aqueles que deixarão um legado de conhecimento; por um bom tempo usaremos seus livros e suas teorias, para tentarmos entender aquilo que nos cerca; porém no futuro se dirá que o seu conhecimento não foi suficiente, estava incompleto ou equivocado e outros filósofos e cientistas tomarão o seu lugar.

Há aqueles, porém, que, talvez, nenhuma herança material venha deixar, nem tão pouco um livro escrever, talvez a única herança que deixarão será o seu exemplo de vida, a fé que tiveram em Deus, a forma com que enfrentaram os problemas, sua determinação, coragem, perseverança e amor, deixarão marcas no seu caminho que outros procurarão seguir. Apesar de não deixarem herança material, seu legado fará com que homens sejam prósperos; apesar de não escreverem nenhum livro, os livros contarão da sua história e muitos procurarão imitá-lo.

A Bíblia fala destes homens, os livros contam a suas histórias, que são lembrados não por suas descobertas ou invenções, mas porque se tornaram exemplo de vencedores, ensinaram-nos como enfrentarmos e resolvermos problemas, motivaram-nos a esperança, a fé, coragem e determinação, tiveram atitudes como:

  • A fé de Abraão: demonstrada quando saiu de Ur dos caldeus, quando aceitou sacrificar o seu único filho.
  • A obediência de Noé: Apesar de nunca ter chovido, construiu um barco em terra seca.
  • A paciência de Jó, que apesar de todo o seu sofrimento e dor, conservou firme a sua fé.
  • A fidelidade de José, demonstrada em meio à traição dos seus irmãos, na calunia proferida pela esposa do seu senhor, ao ser esquecido pelo seu companheiro de prisão.
  • A humildade de Davi, vista quando enfrentou o gigante Golias, atribuindo a Deus o poder e a força para a vitória, testemunhada mesmo quando pecou, quando de forma verdadeira demonstrou arrependimento.
  • A vida de oração de Ana, mãe de Samuel, que diante da humilhação e dor escolheu buscar refugio nos braços do Senhor.
  • A coragem de Lutero, que em meio à opressão religiosa foi capaz de se levantar para protestar contra as heresias defendidas e pregadas pelos religiosos de sua época, mesmo quando lhe podia custar à vida.

De muitos outros poderíamos falar. Homens, mulheres que nos mostraram que o caminho de Deus é perfeito, que vale a pena servi-lo, obedece-lo, que a palavra de Deus e verdadeira em cada um dos seus princípios e mandamentos, porém jamais vamos esquecer-nos do exemplo de vida maior, o de Nosso Senhor Jesus Cristo, que veio aqui na terra e nos deixou um legado rico e precioso: de amor, humildade, submissão, determinação, integridade e muitos outros, que a Bíblia cuidou de registrar; legado a ser observado, estudado, seguido, guardado dentro dos nossos corações.

Em I Coríntios 11:1, Paulo nos ensina: Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.

No que você deveria ser imitado, que legado você tem deixado para aqueles que virão após você? Deixarás prédios, fortunas, que as traças e a ferrugem consomem; teorias, filosofias, que outros contestarão, ou ao invés da fotografia de um grande peixe pescado, em um rio, deixaras registrada sua experiência de como fisga-lo.

Deus nos tem mostrado o caminho a seguir, nosso andar diário, em sua presença, testemunhará a verdade de sua Palavra e a fidelidade de suas promessas. Muitos após você poderão crer em Deus da mesma forma que você creu; andarão com Deus da mesma forma que você andou, e consequentemente encontrarão a felicidade, a prosperidade e a vida eterna, que você de forma prática viveu e consequentemente encontrou. Lembre-se, seremos recompensados e lembrados não por aquilo que temos, mas por aquilo que somos, por aquilo que fizemos. Ap. 14:13 - E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.

Em Marcos 14:9, lemos a história de uma mulher que tem sido recordada através dos séculos pelo fato de ter honrado e valorizado a pessoa de Jesus Cristo. Valorize Deus, se entregue a Ele, obedeça-o, e por certo não se lembrarão apenas de você hoje, mas também amanhã, e depois, e depois, e por que não, na eternidade, também, poderão se lembrar de você, como aquele que lhes falou de Cristo, que lhes ensinou o seu caminho, que lhes serviu como exemplo de fé e de obediência.

Do que se lembrarão de você?

Só é necessário um minuto para que simpatize com alguém, uma hora para gostar de alguém, um dia para querer bem a alguém, mas é preciso de toda uma vida para que possa esquecê-lo.


Nós conhecemos as pessoas por acaso, mas não é por acaso que elas permanecem em nossas vidas... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário