quinta-feira, 21 de agosto de 2014

O 7º Milagre - de Jesus em João

O Sétimo Milagre de Jesus em João 11

João 11:1-5 -) Os versículos iniciais desse capítulo nos fala de enfermidade e amizade. Veja novamente o vs.3. Perceba que a amizade é provada. Ela é demonstrada na necessidade, na dor do sofrimento ou na incapacidade de se resolver os problemas que se apresentam diante de nós.  

Pv.17:17 diz: Em todo tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce um irmão.

Eu acredito que era isso que Marta e Maria tinham em mente, amizade e amor vs.5, quando mandaram avisar o Senhor Jesus da enfermidade de seu irmão Lázaro.

João 11:6 -)  Por quê Jesus, depois da notícia, ainda demorou mais dois dias? O final do capítulo nos revelará claramente o segredo da aparente demora do Senhor Jesus.

João 11:7-16 -) Jesus corria risco de vida, na Judéia vs.8, o que indica que Ele e seus discípulos estavam no norte de Israel, provavelmente na Peréia, ao oriente do rio Jordão, cerca de 32 km de distância João 10:40. Por isso a aparente demora de Jesus chegar em Betânia. Mas o risco não o impede de ir ter com o seu amigo. Os discípulos estão com medo vs.16. O Mestre os encoraja vs.9 se apresentando como a Luz deste mundo.

Coragem Vs. Medo
Mark Twain - Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.

Gustave Flaubert disse: Não tenho nenhuma coragem, mas procedo como se a tivesse, o que talvez venha dar ao mesmo. 

Gustavo Barroso disse: A maior de todas as coragens é a de assumir responsabilidade.

João 11:11 -) A expressão dorme dita por Jesus foi entendida literalmente por seus discípulos. No entanto, Jesus a usou para designar a morte que o crente experimenta (At.7:60; 1Ts.4:13). No vs.14 o Senhor fala claramente: Lázaro está morto.  

João 11:17-19 -)  Quatro dias?  Ao que parece Lázaro morreu logo depois que o mensageiro foi enviado. Dando um dia para sua viagem, dois dias para a demora de Jesus, e um dia para a sua volta, chegamos a esse total. Moody pg.207

Vs.18 -) 15 estádios = 3 km.
Vs.19 -) No quarto dia ainda havia consoladores na casa de Marta e Maria. Isso é baseado na Shivá, os sete dias de luto observado pelo povo judeu até os dias hoje. Em que familiares e ou amigos próximos cuidam da família nesse período.

O Encontro de Marta com Jesus

João 11:20-27 -) Do encontro de Marta com Jesus algumas verdades sobre vida, morte e ressurreição são declaradas.

Como por exemplo:
  1. ...teu irmão há de ressuscitar vs.23. Implica que há ressurreição e não reencarnação.

  1. ...na ressurreição do último dia vs.24. Implica que haverá um dia em que todos ressuscitarão Dn.12:2.

  1. Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; vs.25. Implica que Jesus Cristo é o doador da vida como Juiz Jo.5:20-22

  1. Crês tu isto? vs.26. Implica que a única coisa necessária para a vida eterna é a fé em Jesus como o CRISTO, o Filho de Deus.

  1. E por último o dialogo do Senhor com Marta revela que o crente pode sim vir a morrer, mas não permanecerá no seio da terra, ressuscitará! E que todos aqueles que tem a vida, pela fé em Cristo, nunca poderão morrer, ou seja, serem separados do Senhor que é a ressurreição e a vida!

João 11:28-32 -) Marta e Maria agora vão ver o Mestre e Amigo Jesus. Enquanto isso os demais que estavam na casa a seguem pensando que vão ao sepulcro chorar.

O Choro
João 11:33-37 -) O Choro nos acompanha desde o momento em que nascemos. Nos momentos de grande alegria as lágrimas nos saltam dos olhos. Nos momentos de tristezas e dor eis as lágrimas molhando a nossa face novamente. Não conseguimos evitar, nem esconder o choro. Parece que ele é mais forte do que nós.

O choro nos torna mais humanos
Vs.35 -) Jesus chorou. Um dos menores versículos da Bíblia que nos mostra, que revela o maior de todos os humanos, Jesus. Neste pequenino versículo vemos a humanidade do Cristo Filho de Deus.

A Ressurreição
João 11:38 -) O sentimento do Senhor Jesus era de grande compaixão. Não somente pelo amigo que amava, mas sim por toda humanidade decaída pelo pecado. Lázaro naquele momento representava a humanidade morta em conseqüência do pecado Rm.5:12.

João 11:39 -) Tirai a pedra. Na vida aquilo que depende do homem não será feito por Deus. Tirar a pedra, ah, o homem pode fazer.

...Já cheira mal, porque é já de quatro dias. Porque o corpo já estava em decomposição.

 João 11:40-44 -) ...Lázaro, sai para fora. O que o homem não pode fazer, Deus pode.

João 11:45-) O resultado do que Deus pode fazer converge em salvação.


Pr. Alexandre Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário